Abbott e Costello é uma dupla cômica estadunidense, celebrizada internacionalmente pelas performances humorísticas no cinema e televisão. Bud Abbott era de uma família de artistas circenses e de vaudeville, enquanto Lou Costello já havia trabalhado como dublê em filmes como os de Laurel & Hardy (1927) e outros nos anos 1920.
A gag da dupla mais conhecida era a brincadeira com a frase "Who's on First?, utilizada mais recentemente no filme Rain Man como um mecanismo de defesa do personagem autista de Dustin Hoffman. Costello é quem dizia as piadas, enquanto Abbott as preparava (ele era o que é conhecido no meio artístico brasileiro como o ator-escada). Apesar disso, quando foram lançados no cinema como uma dupla, o Estúdio que os contratou preferiu colocar o nome de Abbott em primeiro lugar, Abbott e Costello, o que desagradou seu parceiro.
Bud Abbott nasceu em Asbury Park, New Jersey em 21 de outubro de 1895. E faleceu em 24 de abril de 1974, em Woodland Hills, California. Lou Costello nasceu em Paterson, New Jersey, em 6 de março de 1906 e morreu em 3 de março de 1959, em East Los Angeles, California.
Eles trabalharam como uma dupla pela primeira vez em 1935, no teatro burlesco Eltinge em New York. Dos artistas que faziam parte dos "sketches" havia a esposa de Abbott. Em 1938 eles apareceram num programa de rádio chamado The Kate Smith Hour, quando então fizeram a brincadeira com a frase "Who's on First?". Eles se apresentaram regularmente no programa por dois anos. Em 1940 eles assinaram com a Universal Studios para participarem do filme One Night in the Tropics. Relacionados como coadjuvantes, eles roubaram a cena com seus quadros, incluindo "Who's on First?". Já contratados por longo prazo, realizaram o segundo filme em 1941, Buck Privates (que teve uma sequência em 1947). A dupla faria mais de 30 filmes entre 1940 e 1956. Em muitos eles contracenaram com os monstros famosos da Universal, como Frankenstein e o Homem Invisível.
Em 1951, a dupla começou a se apresentar na TV, no programa The Colgate Comedy Hour, no qual outros artistas de sucesso como Dean Martin e Jerry Lewis também participavam.
Durante 1952, episódios de meia-hora foram lançados como uma série de TV chamada The Abbott and Costello Show (exibida no Brasil pela TV Tupi durante os anos 1970).
A partir da segunda metade dos anos 1950 a popularidade da dupla começou a cair, sendo substituídos por Martin & Lewis e outros na preferência do público. Há quem credita essa decadência à superexposição da dupla, que repetia constantemente as piadas no rádio, cinema e televisão. Em 1955 a Universal rescindiu o contrato com a dupla, que em 1956 lançaria ainda um filme independente. Em 1959, depois de filmar sem Abbott a comédia The 30 Foot Bride of Candy Rock (br.: Minha noiva é um colosso), a dupla terminaria definitivamente, com o falecimento de Costello devido a um ataque do coração.
Abbott ainda participaria de uma nova dupla, com Candy Candido. Em 1967 ele faria a voz de si mesmo na série animada da Hanna-Barbera (39 episódios com 4 segmentos de cinco minutos cada). A voz de Lou era de Stan Irwin. A dupla já havia sido adaptada anteriormente para alguns episódios dos Looney Tunes, um dos quais se tornou notável pois foi a primeira aparição do Piu-Piu (em inglês Tweety Bird), no episódio "A Tale of Two Kitties", com a dupla de gato e rato chamada em inglês de "Babbit and Catstello".
FILMES DE BOA PARA ÓTIMA QUALIDADE DE IMAGEM E SOM. PRETO & BRANCO. DUBLADO EM PORTUGUÊS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário