Sinopse:
Gary Cooper e Jean Arthur estrelam em um super clássico de Cecil B. Demille. Esse elegante e bem estruturado Western, cheio de habilidades, entrelaça clássicos nomes das lendas do velho oeste, como Wild Bill Hickok (Gary Cooper), Jane Camalidade (Jean Arthur), Buffalo Bill Cody, George Armstrong Custer e Abrahan Lincoln, num impressionante conto, riquíssimo em detalhes, repleto de diferentes histórias de vidas, tão vasto quanto o próprio velho oeste. Com figurinos extremamente leais à época, Cecil B. Demille consegue num misto de complexidade e simplicidade, transformar esse verdadeiro épico do Western, num filme absolutamente cheio de ação, com um poderoso drama e um cenário muito mais do que simplesmente espetacular.
Comentário:
Western Classe A, misturando fatos sobre o período da colonização americana e vários personagens reais (além de Hickok, Buffalo Bill e Jane Calamidade há também o presidente Lincoln e o General Custer), com a habitual displicência em relação à fidelidade histórica de Cecil B. DeMille (1881-1959).
O diretor tinha uma rara capacidade de transformar espetáculos históricos em diversão, e aqui isso fica evidente, em um filme com muita ação, humor e diálogos inspirados. Também ajuda bastante a química entre Gary Cooper (1901-61) e Jean Arthur (1900-91). A atriz considerava este um de seus papéis prediletos, e de fato ela parece estar se divertindo muito.
Com boa reconstituição de época e a aura de épico que DeMille dava a seus filmes, foi um tremendo sucesso no lançamento. Anthony Quinn (1915-2001), que mais tarde seria genro do diretor, faz aqui seu primeiro papel importante, o índio que narra para Cooper o massacre de Custer. Ele convenceu DeMille que falava Cheyenne e inventou uma língua qualquer na hora da filmagem, enganando o diretor.
Título Original: The Plainsman - EUA 1937
Diretor: Cecil B. DeMille
Nenhum comentário:
Postar um comentário